Fotografo casamentos há alguns anos, e tive já oportunidade de registar em fotografia e vídeo, alguns casamentos com a animação de bailarina de dança oriental. É um espetáculo muito bonito, apesar de o meu ponto de vista poder ser tendencioso (a minha companheira é ela própria, bailarina de dança oriental).
Gostos à parte, resolvi incluir nos meus packs de fotografia de casamentos a opção de bailarina de dança oriental, pois juntos, conseguimos um valor competitivo, ao aliarmos a fotografia à dança. Contudo, nem tudo são rosas. E explico porquê. Os leitores que já foram convidados para casamentos, lembram-se da última vez que viram uma bailarina de dança oriental a actuar na festa? A grande maioria dos casamentos que já fotografei não tiveram actuação de nenhuma bailarina. Uns por questões de gosto, outros porque já tinham outro tipo de animação ou mesmo dança contratados. Mas o que eu já tive oportunidade de observar, enquanto fotógrafo e alguém que está com os noivos desde o primeiro dia, é que grande parte dos casais não se sente confortável com uma bailarina de dança oriental no seu dia de casamento por puro preconceito e/ou falta de informação acerca deste tipo de dança.
Acredito que este preconceito esteja relacionado com a conotação algo negativa que possa estar associado à dança também conhecida por “dança do ventre”. Por se tratar de uma dança com movimentos sensuais? Pelos trajes das bailarinas serem reduzidos e compostos, muitas vezes, por soutien e saias que nem sempre tapam as pernas na totalidade? Não sei explicar, mas o preconceito existe. Há quem ache mesmo que a bailarina retira o protagonismo à noiva.
Para começar, a dança oriental não é uma dança para os homens. É uma dança para todas as pessoas, homens e mulheres, novas e velhas. Depois, preciso de lembrar que dança do ventre não é sexual nem erótica. Por último, é uma dança que pode ser bastante temática, e que esse tema pode ser falado com os noivos para melhor adaptarem o tipo de dança à festa pretendida, pelo que é uma dança bastante versátil, com vários estilos próprios.
Como é bastante temática e dirigida a públicos de TODAS as idades, posso adiantar que quem mais aprecia são mesmo as crianças, fascinadas pelas cores, acessórios e brilhos que a bailarina traz para a festa.
Têm dúvidas? Vejam as fotos e ponderem se não querem uma bailarina de dança oriental no dia do vosso casamento…