A edição e o envio das fotografias às modelos é daqueles processos que vão depender grandemente da metodologia de trabalho do fotógrafo. Quer gostem de fazer edição profunda ou ajustar apenas alguns pormenores, estes ajustes são quase sempre necessários. É importante fotografarem no formato RAW, se a máquina o permitir, abrirem esse ficheiro em software como o Photoshop ou o Lightroom para a edição, e usarem o JPG simples para o enviarem ao modelo. Como alternativa, enviem apenas algumas fotografias seleccionadas. Seja qual for o critério de envio de fotografias para as modelos, é importante deixar claro antes da sessão quais os métodos a usar para não haver surpresas.

Esta edição, para além de permitir ajustar as cores e contraste, permite a criação de um pormenor (muito) importante na fotografia: a marca de água. Onde quer que editem as fotografias, façam uma marca de água consistente, visível, mas sem afectar negativamente a fotografia. Uma boa marca de água é adaptável às cores e padrões que a fotografia poderá ter, e deve ser aplicada no melhor local possível sem roubar o protagonismo da modelo.

A marca de água também é importante para ajudar a proteger as modelos na fotografia, pois dissuade qualquer pessoa mal intencionada que queira aproveitar uma boa fotografia e aplicá-la noutro local sem a autorização do fotógrafo nem da modelo.

Identifiquem-se nas vossas fotos!

Nas imagens seguintes dou alguns exemplos:

1. Fotografia sem marca de água
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2. Fotografia com modelo anterior de marca de água
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3. Fotografia com marca de água num local pouco adequado
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4. Fotografia com marca de água
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5. Fotografia com a marca de água mais recente

Caso pretendam enviar mais fotos às modelos do que as simples fotos editadas, irão precisar talvez de um serviço como o Wetransfer, Dropbox ou Google Drive. Qualquer um destes serviços permite o envio de grandes quantidades de ficheiros para um destinatário, bastando apenas inserir o email da modelo. No espaço de 24 horas ou menos, terão as fotografias todas transferidas facilmente.

Mas façam o que fizerem, não enviem grandes quantidades de fotografias como anexos directamente por email! Tenho diversas pessoas que me pedem para enviar as fotografias directamente para o email, e isso é um pequeno grande erro. O site ou cliente de email ficará imenso tempo a enviar a mensagem, e ela pode nem sequer ser enviada, e o remetente poderá nem ter espaço livre para receber as fotos! Se a modelo pagar a sessão, é justo as fotografias serem entregues em CD ou DVD, mas não precisam de lá colocar os ficheiros RAW… Tais ficheiros são geralmente para uso exclusivo do fotógrafo, ou de quem o próprio decidir autorizar.

Uma última dúvida que poderá surgir será o critério de escolha e colocação das fotografias online. No decorrer de uma sessão fotográfica “normal”, costumo fazer uma média de 200 a 400 fotografias, quando não são mais. Não as vou colocar TODAS no meu portfólio, por razões óbvias. Muitas ficam desfocadas, idênticas, ou a modelo com o olho fechado ou cabelo a mover-se com o vento. Por isso, ocasionalmente faço fotografias em sequência: por cada pose da modelo, fico com 2 ou 3 fotografias semelhantes, e escolho a melhor no momento da edição. Todas as máquinas SLR têm essa função, e até as híbridas! Por isso experimentem esta funcionalidade e vejam se é adequada para o vosso caso…

Depois disto, mesmo que tenham a autorização de modelo assinada, é boa política perguntarmos à modelo como ela prefere fazer: se pretende ver as fotografias antes de serem colocadas no portólio, ou se ela não se incomoda com isso e fica ao critério do fotógrafo? É boa educação perguntar desta forma, pois há modelos mais exigentes consigo mesmas e não gostam de se ver em certas poses, ainda que tenham dado autorização escrita para as fotografias serem usadas. Não vejo mal em ser amigo e facilitarmos um pouco. O Model Release não é uma arma de guerra virtual, é um documento que protege ambos os intervenientes da sessão fotográfica, e deve ser tratado como tal. Tratem os vossos modelos com respeito e terão sempre boas fotografias!

Querem criar a vossa própria marca de água? Vejam aqui:
Criar uma Marca de Água


6. Poses | 8. Conclusão

2 comentários em “7. Pós-produção e envio das fotografias

  1. Miguel Vidal Pinheiro Responder

    Marcio, Boa noite, não sei de que data é este Post, mas com o Wetransfer ou qualquer outro programa de envio de Fotografias, e à velocidade a que funciona a internet hoje em dia, dois gigas de Fotos enviam se em 15 ou 20 minutos, estara mais Limtada pela velocidade do Disco duro do que pela banda de internet, e a menos que envies as fotos a resolção maxima dificilmente envias mais de 1 giga de fotos ao Cliente / modelo.

    Na minha ultima sessão depois de editadas cerca de 180 fotos em tamanho 4000 x 3000 a 300Dpis tradaram 8 minutos a ser enviadas.

    • Márcio Silva Responder

      Boa noite Miguel! Quando escrevi estas dicas e chamei a atenção para as grandes quantidades de fotografias, era apenas para quem as quisesse enviar directamente como anexos no email! Claro que com o Wetransfer ou um serviço de armazenamento online a coisa funciona muito melhor (One Drive, Google Drive, Dropbox, etc..) e já podem enviar realmente todas as fotografias que forem necessárias.

      Agora sou eu que te vou corrigir: 180 fotos em tamanho 4000 x 3000 e acabou aí. Os “300 dpi” estão aí a mais; o dpi não se põe em causa para o tamanho do ficheiro, apenas a resolução e a compressão, no caso do JPG.

      Espreita o tópico sobre o assunto: https://designefotografia.pt/area-tecnica/resolucao-de-imagem-vs-dpi/

      Abraço 😀

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