Edição 3.0 – Maquilhagem Digital

NOTA: Todas as indicações fornecidas neste guia servem meramente para ilustrar e exemplificar o que é possível fazer com as ferramentas indicadas; cada utilizador é livre de usar as ferramentas que melhor entender no seu trabalho.


Neste guia, irei mostrar como é possível elaborar uma maquilhagem digital relativamente simples no rosto de uma modelo desprovida de pinturas.

A maquilhagem é uma parte importante num ensaio fotográfico, e é crucial sabermos quando recorrer a uma maquilhadora, ou se a auto-maquilhagem da modelo será suficiente. Na segunda opção, podemos sempre corrigir imperfeições na pós-produção e suavizar a pele. Mas e se a modelo não tiver maquilhagem de todo, ou tiver algo muito simples e básico? Não querendo roubar o protagonismo das maquilhadoras, cujo papel é muito importante, quero apenas mostrar como é possível obtermos bons resultados com as ferramentas que estão à nossa dispoição. Irei usar o Lightroom, mas a mesma técnica pode ser usada em softwares de edição RAW idênticos.

O primeiro passo será garantir que a nossa foto é adequada a esta pós-produção. Recomendo uma foto com o olhar bem definido e frontal para termos boas áreas de trabalho.

Esta vai ser a minha fotografia de exemplo. Olhar frontal e um ligeiro declive no horizonte. Como a imagem tem resolução suficiente, vou recortar para fazer uma foto de rosto apenas.

Agora que dei algum destaque ao rosto, vou fazer primeiros os ajustes normais que eu faria normalmente. Já expliquei o processo anteriormente nas partes Edição 1.1, Edição 1.2 e Edição 1.3, por isso vou saltar este processo. Depois dos meus ajustes de cor, iluminação, e também de retoque de rosto, ficou com este aspecto:

A única ferramenta que irei usar será a Adjustment Brush (K). Eu já tenho um Preset com algumas definições a que chamei Maquilhagem Simples:

E desligamos a opção Show Selected Mask Overlay.

Agora começamos a pintar literalmente as áreas que vão levar a nossa maquilhagem digital. Atenção que existem várias denominações para os vários tipos de pinturas. Neste tutorial, irei centrar-me apenas no Esfumado, a pintura aplicada nas pálpebras da modelo. Contudo, a mesma técnica poderá ser usada para colorir e ajustar qualquer outra parte do rosto, como o Batom nos lábios ou um Blush nas bochechas. Lembrem-se que os ajustes são paramétricos e, por consequinte, não são destrutivos. Podem pintar e apagar vezes sem conta, pois o processo não irá danificar o ficheiro nem denegrir a qualidade da fotografia. Estamos a trabalhar numa layer que irá aplicar um determinado conjunto de efeitos definidos no Preset que escolheram no passo anterior. Mesmo que escolham um Preset diferente ou simplesmente neutro, sem opções, poderão alterar estas definições em qualquer altura.

Não tem bom aspecto? Claro que não, ainda não acabei… O ideal será a layer de ajuste ocupar apenas a pálpebra sem chegar ao branco do olho. Poderá haver uma linha ténue no contorno inferior, caso queiram uma maquilhagem mais pesada ou gótica, por exemplo. A seguir, repetimos o processo para o outro olho. Depois, aumentamos a escala da Brush invertida, para apagarmos parte destas áreas com uma grande suavidade. Vou reduzir o zoom para que a Brush chegue aos dois olhos. Como a partir daqui é uma questão pessoal, poderão adaptar a escala e a intensidade do Esfumado ao vosso critério.

Apaguei parte do Esfumado no interior, e para cima, deixando os cantos mais reforçados. Agora podemos trocar a cor desta layer. Pretendo um tom neutro, por isso vou reduzir a saturação para -35 nas opções deste Preset.

Ficou bem à primeira tentativa, por isso deixo assim. Lembrem-se: podem sempre adicionar e voltar a remover áreas da layer para afectar mais ou menos zonas a maquilhar. Usem a tecla K para activar a Adjustment Brush, activem a layer ao seleccionarem o ponto de controlo respectivo, e depois alternem entre o modo normal com o Botão Esquerdo, e o ALT + Botão Esquerdo para remover áreas. Caso pretentam adicionar alguma cor, podem fazê-lo nas opções do Preset, na última opção Color.

Explorem todas as opções desta ferramenta poderosa, darão outra vida às modelos sem maquilhagem ; )

O meu agradecimento a todas as maquilhadoras que colaboram comigo, em especial à Carolina Ferreira pelas dicas neste meu tutorial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *