Publicar vídeos com áudio protegido

Quem já tentou publicar um vídeo de uma actuação de uma banda musical ou bailarina, onde a música foi reconhecida pelo sistema e removida do vídeo? Pois é, existe uma política muito sólida hoje em dia relativamente à publicação de conteúdos com direitos de autor, nomeadamente, as músicas usadas em actuações de bailarinas ou covers tocadas por bandas musicais.

Irei deixar aqui um guia simples de como proceder no Facebook, quando a música no vosso vídeo é reconhecida e removida por questões legais.

Como exemplo, irei usar uma montagem com vários vídeos que fiz com os meus dois gatos, e onde coloquei a banda sonora do filme “Missão Impossível”. Extremamente característica e impossível de passar ao lado, claro que assim que publiquei o vídeo, o Facebook avisou logo que o áudio ia ser removido por questões de direitos de autor.

Este é o primeiro passo enquanto o vídeo está a carregar e o Facebook ainda não reconheceu o áudio. Nada a apontar, passamos ao próximo passo.

Aqui já fui avisado que o som iria ser removido, mas é-nos dada a possibilidade de restaurar o áudio.

Clicamos em Restaurar Áudio, e está feito. O processo é muito simples no Facebook, mas no Youtube, a história muda. Logo que possa, irei colocar aqui as dicas para esse processo.13