Anexo III – Dicas para Redes Sociais

Já aqui dei dicas de como procederem ao procurarem fotógrafo/modelo, mas existe um assunto que não tive ainda a oportunidade de abordar: os comportamentos nas redes sociais, com algum detalhe, que podem levar a terem mais ou menos contactos para eventos e sessões.

Tal como já recomendei anteriormente, um dos locais onde podemos procurar parcerias e contactos é nas redes sociais. Mais especificamente, nos grupos do Facebook. Assim, irei colocar aqui alguns tópicos e sugestões alusivas aos comportamentos a ter, e a evitar, nas redes sociais. Quer para fotógrafos, quer para modelos.

  1. Quando publicam num grupo e se oferecem para fotografar ou serem fotografados/as, por favor, mencionem a vossa área de actuação. Caso tenham tido uma sessão num local longe, isso poderá induzir os outros em erro e pensarem que vocês são dessa região. Já tive a oportunidade de fotografar num antigo sanatório em Paredes de Coura, mas não quer dizer que possa deslocar-me lá todos os fins de semana…
  2. Publicam algumas fotografias e dizem que estão disponíveis. Aí, vão ter pessoas a enviar mensagem privada, a comentarem estou interessado, ou ambos. Por favor, leiam as mensagens privadas, e estejam atentos ao filtro de mensagens que o Facebook coloca quando recebem mensagens de estranhos. Quando não existe ligação, as mensagens de estranhos vão parar a uma pasta especial chamada Pedidos de Mensagem. Caso não a vejam de tempos a tempos, poderão ficar ali com várias dezenas de mensagens por ler. De que adianta publicarem algo se não respondem às mensagens nem aos comentários na vossa publicação?
  3. Recebem uma mensagem de um fotógrafo ou modelo, são informados/as das condições e decidem averiguar se vale a pena, ou não, perderem o vosso tempo com essa pessoa. Muito bem, se a outra pessoa vos descreve ao pormenor todas as condições da sessão, e se não acham que devem perder o vosso tempo com essa pessoa, o mínimo que podem fazer é conversar e dizerem porque não acham que devem ter essa sessão.
  4. Combinam um ensaio com alguém, mas a data fica suspensa por motivos diversos. Entretanto a outra pessoa pergunta-vos acerca da disponibilidade durante, por exemplo, na semana seguinte. Se lerem a mensagem, por favor, respondam. Ou que não sabem, ou que fica para outra altura. Não interessa, mas respondam. Pela vossa dignidade, lembrem-se que a outra pessoa poderá ter compromissos pendentes e não podem girar a sua vida à vossa volta.
  5. Sessão combinada, tema decidido. Certifiquem-se que as fotografias resultantes da sessão poderão ser publicadas sem prejuízo para nenhuma das partes. Caso seja um ensaio TPF/troca, haverá trabalho de fotógrafo e, eventualmente maquilhadora, e ambos irão estar a perder o seu tempo para dedicarem a esse projecto. Portanto, modelos, pensem duas vezes antes de se aventurarem em sessões cujas fotografias poderão incomodar outras pessoas (familiares, companheiros, colegas de trabalho, …).
  6. Sejam fotógrafos ou modelos, não procurem incessantemente aumentar o número de likes das vossas páginas. Já vi páginas de fotógrafos muito bons com poucos seguidores, e também páginas de modelos amadoras e sem expressão nas poses chegarem aos 50.000 likes (sim, cinquenta mil, as maravilhas dos grupos de trocas de likes…).

Essencialmente, estas dicas prendem-se com a dignidade enquanto pessoas, independentemente de serem modelos ou fotógrafos. Posso mencionar que alguns exemplos que referi são baseados em casos reais que se passaram comigo e que agora uso como exemplo para deixar aqui esta advertência. A título de exemplo, fica uma compilação de conversas que reuni através do meu perfil pessoal no Facebook:

Como podem ver, existem inúmeros casos de alegadas interessadas em sessões fotográficas que se recusam prontamente a responder às mensagens de quem gostaria de agendar um ensaio; algumas respondem apenas com pedidos de partilha de material diverso, sem nunca responder ao que foi enviado antes. Isso não é conduta para ninguém, e apesar destas dicas estarem mais vocacionadas para modelos, também os jovens fotógrafos podem aprender algo aqui.

Espero que estas dicas tenham sido úteis a todos. Qualquer questão ou apontamento, deixem comentário aqui em baixo na página…