NOTA: Todas as indicações fornecidas neste guia servem meramente para ilustrar e exemplificar o que é possível fazer com as ferramentas indicadas; cada utilizador é livre de usar as ferramentas que melhor entender no seu trabalho.
Na última parte deste guia irei mostrar como poderão usar as ferramentas do Lightroom para corrigir defeitos e melhorar grandemente as vossas fotografias.
No topo da lista de painéis do lado direito, temos uma série de ferramentas cujo nome só aparece quando passamos o cursor do rato por cima. Irei usar a Spot Removal (tecla Q) e a Adjustment Brush (tecla K).
No lado esquerdo do ecrã, também no topo, temos o Navigator. Esta pequena imagem mostra uma visualização completa da fotografia, e também nos indica que área da imagem estamos a visualizar em caso de zoom.
Usamos a tecla Z ou Barra de Espaço para alternar entre o FIT ou FILL e o zoom preferido, seja 1:1, 1:2, 2:1, etc.. Para acederem a uma lista de factores de zoom, usem as pequenas setas ao lado de 1:2.
Na minha foto, irei agora usar a Spot Removal. Com o zoom a 1:2, consigo ver na totalidade uma falha na textura na pele da modelo. Esta ferramenta vai permitir corrigir esta falha, ao copiar uma outra parte da imagem para a área que eu seleccionar.
Ao activarem a ferramenta, surgirá um pequeno sub-painel de opções específicas desta brush. O Size controla a dimensão total, o Feather ajusta a suavidade do contorno, e a Opacity o nível de transparência. A roda do rato deverá aumentar e reduzir o tamanho total, pelo que é muito intuitiva de usar.
Nota: as dimensões destas ferramentas são relativas ao ecrã, e não em total de pixéis. Uma brush irá ter um tamanho efectivo muito maior se o factor de zoom for menor.
Podemos usar a ferramenta de duas formas distintas:
– Apontar & Clicar: o Lightroom automaticamente procura uma área idêntica em toda a foto e irá copiar o conteúdo daí. A dimensão do círculo e a suavidade poderão ser ajustados depois.
– Arrastar & Largar: de forma semelhante, mas podemos desenhar uma forma irregular a gosto.
Clicar & Arrastar, e mover a área de fonte.
Em zonas simples, a área seleccionada pelo Lightroom costuma funcionar muito bem, mas existem ocasiões onde a zona escolhida não será a melhor. Podemos mover ambas as áreas, de Origem e Destino, para qualquer outro local. Basta mover o ícone de posicionamento localizado no local onde foi criada inicialmente a brush, ou aproximadamente no centro.
Depois destes pequenos retoques localizados, voltei aos valores do painel Basic para alguns ajustes, como poderão ver pela imagem.
A foto está ligeiramente melhor, mas vamos agora destacar algumas cores específicas. Nesta imagem, vou querer destacar o cabelo, os olhos, e suavizar a pele.
Activamos a Adjustment Brush, e é mostrado um painel com opções. É possível personalizarmos totalmente o nosso efeito pretendido, mas procuro apenas dois templates já gravados e que costumam resultar muito bem.
Onde diz Soften Skin, carregamos e abrimos um menu com vários conjuntos de definições já configuradas. Para já, irei usar este mesmo template. Qualquer que seja o template, a brush irá criar uma camada invisível por cima da foto, onde será aplicado o efeito ou conjunto de definições neste painel.
De notar, antes de começarmos a usar esta ferramenta de ajuste, pode ser boa ideia activarmos a opção Show Selected Mask Overlay que se encontra na barra logo abaixo da foto (visível apenas com a Adjustment Brush activa). Assim, iremos ver uma zona delimitada a vermelho que nos indica onde começa a layer de ajuste, e onde acaba.
Não há problema se a layer ultrapassar os limites da zona que pretendem editar. É possível remover e voltar a adicionar área nesta layer a qualquer altura. Usem a tecla ALT enquanto clicam e arrastam: o cursor mostrará um sinal de menos ( – ) , e a brush passará temporariamente a ter um conjunto totalmente novo de opções; na prática, trata-se de outra brush idêntica, que apenas está activa enquanto premimos o ALT. Click para adicionar, ALT + Click para remover. Existe ainda uma opção extremamente útil, que é a Auto Mask, mas resulta melhor quando trabalhamos numa zona de selecção bem definida (o que não é o caso da minha fotografia, com o cabelo a serpentear o rosto da modelo com sombras pelo meio).
Depois de alguns ajustes, a máscara ficou com este aspecto.
Para finalizar este processo, podemos carregar em qualquer um dos botões:
A própria ferramenta Adjustment Brush
O botão New
O botão Close
No meu caso, irei optar pelo New, pois vou criar já a camada para o outro ajuste seguinte.
Este novo ajuste vai ser aplicado no cabelo da modelo, e também nos olhos. Vou usar o template Iris Enhance. Apesar de ser pensado para reforçar os olhos, serve para qualquer área que queiramos realçar. Não se deixem limitar pelo nome!
Depois de finalizar os dois ajustes, fico com este resultado. A imagem está visivelmente mais suave na pele, mas o cabelo e os olhos ganharam um pouco de nitidez. Por outro lado, também ganhou inadvertidamente mais claridade devido a estes ajustes.
Vou agora a estes dois outros painéis para ajustes finais. Tone Curve e ajusto o Point Curve para Medium Contrast, e no painel Effects, a Amount para -30 e retiro o efeito Dehaze. Nunca é demais mencionar, estes valores e opções específicas são válidos para a minha edição da minha fotografia; poderão não ajudar nas vossas imagens, experimentem e vejam o resultado!
A foto começa a ficar com o aspecto que pretendo: quente, suave, e harmonioso. Faltam apenas dois detalhes menores, mas que farão diferença. A modelo parece pálida, mas as cores gerais parecem-me bem, por isso vou fazer um ajuste no painel Split Toning.
Estes controlos permitem um ajuste personalizado nas cores das sombras e áreas mais iluminadas, sem descolorar totalmente a foto. Escolhi uma cor ligeiramente rosada, ou seja, vermelho com pouquíssima saturação, para as Shadows.
Fui ainda novamente ao painel HSL / Color / B&W, e removi alguma saturação do vermelho. De notar que esta remoção de vermelho não afecta o ajuste anterior, pois vai apenas mexer nos vermelhos fortes, e não nos tons rosados intermédios. A ideia é deixar os lábios da modelo com um vermelho mais sensual e menos brilhante.
Agora temos a fotografia final, totalmente remodelada.
O último passo, caso ainda não tenham experimentado antes, será exportar a foto. Se não o fizermos, todos estes ajustes feitos até ao momento ficam guardados na base de dados do Lightroom, sem serem efectivamente aplicados a nenhum ficheiro.
Clicamos com o botão direito em cima da foto, ou na pequena imagem da foto na barra inferior, e escolhemos a opção Export > Export…
Em Export To:, usamos a opção Hard Drive, e o resto é só preencherem. O local, o nome do ficheiro, etc. Poderei tratar de explicar toda esta caixa de diálogo mais tarde. É aqui que aplicamos depois um template para exportar facilmente todas as fotos sempre que fazemos edição, mas isso será outro guia.
Abrangi um pouco de todos os painéis, mas sem entrar em demasiado detalhe. Muitas fotografias não terão esta abordagem, e provavelmente, nem outras semelhantes, mas espero que tenham ficado com uma noção das ferramentas que o Lightroom disponibiliza.
Futuramente, terei mais tutoriais e guias. Se pretendem sobre algum tema específico, deixem um comentário ou enviem mensagem.
Índice:
Edição 1.1 – Edição Básica
Edição 1.2 – Edição Intermédia
Edição 1.3 – Edição Avançada