Guia Fotográfico

Introdução

Este pequeno guia é indicado para jovens modelos com pouca ou nenhuma experiência que gostem da área da fotografia de moda, e também para fotógrafos que queiram iniciar-se neste tipo de fotografia.

Este mundo é algo complexo, e não vou conseguir colocar as minhas ideias em poucas linhas. Irei apenas orientar-vos de acordo com a minha experiência pessoal, e sempre aberto a novas variantes. Peço que não levem estas minhas sugestões demasiado à letra.

Quer sejam alguém interessado em fotografar ou ser fotografado/a, surgem sempre dúvidas iniciais, e é por aí que irei começar a dar algumas sugestões. Irei referir-me à pessoa que fotografa como “fotógrafo” e à pessoa fotografada como “modelo”, sabendo desde já e até ao fim deste guia que qualquer um poderá ser homem ou mulher. Já tive oportunidade de fotografar ambos, mas são as mulheres que acabam por reinar neste pequeno mundo, pelo que as dicas neste guia serão orientadas para um público feminino de modelos. Os modelos homens poderão adaptar para si mesmos as dicas e algumas das ideias, sempre que possível.

Para tirarem melhor proveito deste Guia, recomendo lerem cada secção pela ordem respectiva, mas poderão saltar directamente para o assunto que mais vos interessar, e mais tarde lerem os restantes.

1. Encontrar a modelo
2. TPF ou pago?
3. Make-Up
4. Zona de Conforto
5. Local
6. Poses
7. Pós-produção e envio das fotografias
8. Conclusão
Anexo I – FAQs para Modelos
Anexo II – Uso das Fotografias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *