A pedido de diversas pessoas das mais variadas áreas, fica aqui um guia simples para vos ajudar a calibrar a cor do vosso monitor do computador, seja portátil ou de secretária.

Vivemos numa era extremamente digital e estamos rodeados de equipamentos informáticos por todo o lado. Computadores, Tablets, Telemóveis, e é fácil visualizarmos imagens que aparecem de forma diferente nos diversos dispositivos. Se a mesma imagem aparece diferente em vários ecrãs, como podemos saber aquela que está correcta? No caso de serem fotógrafos, como podem certificar-se que as vosos que irão mandar imprimir numa gráfica ou serviço online, sairão com as corres correctas na impressão? E no caso dos demais designers, como poderão ter a certeza que estão a desenhar os vossos gráficos com as cores o mais precisas possível? Continuem a ler.

Basicamente, temos dois mundos paralelos:

  • Informática para o utilizador/consumidor final – fotógrafo, designer, utilizador doméstico)
  • Informática empresarial / gráficas – profissionais da indústria gráfica que produzem as impressões que nós, o consumidor final, encomendamos nos serviços online.

Este pequeno guia rápido é orientado apenas para o primeiro grupo. Os utilizadores num contexto empresarial deverão usar equipamentos específicos para calibração dos monitores em função dos demais equipamentos de impressão associados. Embora este guia possa ser usado como ponto de partida para o ajuste básico e transversal a todos os equipamentos, qualquer afinação posterior será decidida localmente e, portanto, independente deste guia.

Depois desta introdução, passamos à prática. O primeiro passo é usarem os botões no vosso monitor para acederem aos ajustes de imagem, que dependerão de fabricante. O meu exemplo será de um Samsung, mas todos os modelos de monitor têm um menu idêntico.

Deverão procurar o menu das cores, e certificar-se de que os 3 selectores de cor RGB têm os mesmos valores. Recomendo o intermédio, nem no máximo, nem no mínimo, é um bom ponto de partida se não souberem qual a melhor definição.

Depois, ainda no menu das cores no monitor, procurem alguma opção chamada Tonalidade ou Temperatura de Cor. Normalmente, existem 3 ou mais opções que afectam grandemente a percepção da cor. Escolham a opção mais neutra possível, Normal, Neutro, ou Desligado. A opção chamada Gama normalmente tem 3 formas de visualização. Escolham a que for mais adequada agora, mas poderão alterá-la mais tarde como uma alternativa rápida aos controlos do Brilho e Contraste. Atenção que não fazem o mesmo.

Agora, caso o vosso computador seja um portátil sem estes controlos do ecrã, podem aceder a opções idênticas através do software da vossa placa gráfica instalado. Irei exemplificar com o interface Nvidia, pois é o que tenho instalado no meu computador. Placas gráficas integradas Intel ou AMD (antiga ATI) deverão ter algo idêntico. Abram o software (normalmente existe um ícone na bandeja ao lado do relógio no canto inferior direito) e acedam às opções de cor. Certifiquem-se de que as mesmas opções que mencionei acima, se encontram neutras e sem ajustes tendenciosos para determinada cor em específico.

Depois, podem fechar este menu do ecrã / placa gráfica e pesquisarem por “calibrar” na caixa de pesquisa do Windows. Deverão ter a opção do utilitário para calibração das cores. O programa irá guiar-vos em passos muito simples. Como as cores já estão neutras no ecrã, recomendo usarem o calibrador do Windows apenas como referência para ajustarem o Brilho e Contraste do ecrã. Contudo, podem sempre certificar-se de que não existem valores diferentes nos gráficos das cores ao longo dos passos neste utilitário.

E pronto, deverão ter agora o vosso monitor calibrado correctamente. Querem confirmar? Abram a mesma imagem no vosso computador e no telemóvel ou tablet, visto que os dispositivos móveis têm tendência para mostrarem as cores mais neutras sem necessidade de calibrações especiais (embora também existam apps que permitem esses ajustes). Se as cores ainda assim não vos parecerem correctas, não é completamente anormal. Este método simples permite um ajuste simplificado em monitores sem problemas de uso excessivo nem distorções na cor. Para esses casos existem realmente calibradores, mas para a maioria de nós, um ajuste simples é suficiente.

Ficaram com dúvidas? A calibração não resultou no vosso caso? Comentem aqui ou enviem mensagem! Terei todo o gosto em vos ajudar 🙂