Edição 1.2 – Edição Intermédia

NOTA: Todas as indicações fornecidas neste guia servem meramente para ilustrar e exemplificar o que é possível fazer com as ferramentas indicadas; cada utilizador é livre de usar as ferramentas que melhor entender no seu trabalho.


Na segunda parte deste guia, irei continuar onde fiquei na Edição 1.1.

Já editei a minha fotografia no painel Basic, e agora posso seguir por ordem até percorrer todos os painéis, ou saltar para trás e para a frente, consoante eu sentir necessário durante o processo de pós-produção. Não é relevante para já a ordem pela qual abrimos cada painel, desde que tenhamos a noção do trabalho que ainda há por fazer em cada um. Para este guia, irei seguir a ordem normal, e saltar alguns painéis que não serão necessários.

09_color
O painel seguinte seria o Tone Curve, mas a minha foto parece ter o contraste correcto, pelo que não vou abrir esse painel agora. Vamos ao HSL / Color / B&W.

10_hue
No conjunto de ajustes de cor Hue, vamos agora fazer uma correcção mínima nos laranjas. Para esta foto, irei reduzir até a cor da pele ter uma tonalidade mais quente e rosada – parece-me demasiado amarela. Na verdade, toda a fotografia tem uma tonalidade amarelada (provavelmente as paredes amareladas do cenário que causaram esta temperatura de cor), pelo que vamos ajustar o controlo Orange para um valor como -20.

11_preview
A qualquer altura, e em qualquer painel, poderão usar este pequeno botão para mostrar / ocultar as alterações do painel respectivo.

12_detail
O próximo separador a explorar será o Detail. O Split Toning controla as tonalidades das cores, quer nas sombras, quer nas zonas iluminadas, e não pretendo fazer edição desses parâmetros por agora. Normalmente, o ajuste mais importante será o Luminance, na secção Noise Reduction. Um valor próximo dos 60~80 deverá ser suficiente, até que a imagem apareça suave, mas sem perder definição. Podem usar o quadrado de amostra localizado neste painel, ou façam um zoom aproximadamente a 1:1 ou 1:2 para verem as alterações de forma mais eficaz.

13_masking
Poderemos também jogar com o valor do Amount em Sharpening, e controlar as áreas afectadas com a opção Masking. Usem a tecla ALT enquanto ajustam esta opção e verão as áreas a aplicar o sharpening a branco. As áreas a negro não serão afectadas pelo sharpening.

14_lens
No separador Lens Corrections, temos a possibilidade de remover a aberração cromática e corrigir distorções causadas pela lente. Vou apenas activar a opção Remove Chromatic Aberration, e ajustar os valores Amount, quer para Purple Hue, quer para Green Hue, na secção Defringe.

A aberração cromática ocorre quando a lente não conseguiu focar toda a gama de cores no mesmo local, dentro da objectiva, e as cores que “fogem” são captadas nas extremidades em algumas arestas de objectos, particularmente em cenários em contra-luz ou quando existe luz a incidir em alguma superfície relativamente reflectora como, por exemplo, o globo ocular. Ambos os olhos da modelo na minha foto tinham minúsculas manchas coloridas que foram removidas com este painel.


ATENÇÃO: Cuidado ao usarem os controlos Defringe! Se usarem valores em excesso, poderão remover cor em áreas da fotografia que não estão relacionadas com a aberração cromática. Experimentem sempre todas as opções deste painel para terem a certeza que não corrigem falsas aberrações.


O próximo passo vai ser no painel Effects. Este painel tem algumas opções meramente visuais, e é bem possível que nem todos gostem destes efeitos. Deixo ao vosso critério, usarem ou não. Vou aplicar alguns valores em sequência para perceberem as alterações efectuadas:

15_effects
O painel neutro, sem ajustes

 16_highlight

Apenas com Highlight Priority a -20. Esta opção coloca uma moldura suave a toda a volta, para dar ênfase ao motivo central na foto. A moldura será negra com valores negativos, e branca com valores positivos.

17_dehaze
Igual ao anterior, mas com Dehaze -5. Este parâmetro tem bastante efeito, por isso uso um mínimo. Valores negativos reforçam as áreas escuras com claridade; valores positivos trabalham no contraste da imagem a partir das áreas escuras para as claras. Deixei com este valor para dar alguma claridade na zona do cabelo ao lado do pescoço, na zona mais escura da imagem.

Por último, o painel Camera Calibration tem todos os valores standard, pelo que não irei alterar mais nada. A minha fotografia já tem melhor aspecto, mas ainda faltam os ajustes localizados, que irei explicar na próxima parte.

18_wb
A esta altura da edição, depois de termos percorrido quase todos os painéis, podemos agora voltar aos que já explorámos e reajustar quaisquer valores. Vou aproveitar a ocasião e corrigir agora a cor global, depois dos demais ajustes. No painel Basic, existe uma opção muito importante chamada White Balance (WB). Todas as fotografias vêm com um ajuste de cor da máquina, e nem sempre é o mais desejado.

19_selector
Podemos ajustar facilmente com uma das pré-definições no Lightroom, mas irei personalizar a cor sem recorrer a nenhuma destas opções.

20_picker
Carregamos nesta pipeta, e apontamos para uma área na foto que sabemos a priori que terá de ser neutra. No caso desta fotografia, irei usar o branco dos olhos da modelo. Zoom a 1:1 primeiro, e depois com o selector apontamos para uma área branca do globo ocular. Ao carregarmos com o botão do rato, a cor deverá mudar imediatamente.

Caso a foto não fique com bom aspecto depois desta operação, poderemos sempre ajustar as cores no painel HSL / Color / B&W, ou simplesmente ajustar a temperatura da cor gradualmente até a imagem ficar com a tonalidade pretendida.

E o resultado após esta fase:

21_final

Na próxima e última parte, irei explicar como reparar defeitos e mais alguns ajustes de cor complementares e localizados.


Índice:
Edição 1.1 – Edição Básica
Edição 1.2 – Edição Intermédia
Edição 1.3 – Edição Avançada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *