O Lado Negro…

… da Fotografia.

Não, não vão para o lado negro. Não há biscoitos nem nada bom nesse lado.

Nos últimos tempos, temos assistido a um crescer algo desmesurado de páginas genéricas de fotógrafos que surgem por todo o lado e se auto-intitulam de profissionais. Pois o que faz o profissionalismo de um fotógrafo não é necessariamente a sua formação, mas sim a sua postura, mentalidade e ética perante os/as modelos. A técnica, muitos podem tê-la, mas criar empatia com as pessoas, mantendo a ética acima de tudo e ainda sermos solicitados vezes sem conta para novos trabalhos, muitos deles com receitas para o fotógrafo, é o último objectivo a alcançar. Isso é que transforma um bom fotógrafo, num profissional.

Modelos assediadas, convidadas para actividades que em nada estão relacionadas com fotografia, outras que são enganadas e nunca chegam a ver as fotografias como combinado, etc., são apenas algumas das situações que podem acontecer quando escolhem um fotógrafo sem procurar referências sobre seu trabalho. Infelizmente, ainda existem algumas personalidades, para bem ou para mal, cada vez mais conhecidas no mundo da moda. Pretendo aqui fazer uma chamada de atenção e aviso às modelos, e também maquilhadoras, para terem o máximo de cuidado ao trabalharem com pessoas assim. Se me arrisco a ser visto como um mau da fita ou alguém que lava a roupa nas minhas páginas? Talvez. Mas é por uma causa maior: a segurança das modelos que fotografamos, bem como a sua integridade física e emocional.

Fica aqui um índice dos artigos escritos até à data sobre esta temática. Neles, encontrarão dicas sobre como evitar situações desagradáveis, assim como formas de se precaverem contra este tipo de “fotógrafos”.

Fotógrafos a sério? Parte 1
Fotógrafos a sério? Parte 2
Fotógrafos a sério? Parte 3
A Ovelha Negra

Acima de tudo, tenham boas fotos e investiguem sempre todos aqueles que vos convidam para qualquer tipo de sessão ou projecto fotográfico.

Foto: Antigo Sanatório da Covilhã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *