Resolução de Imagem vs DPI

Frequentemente vejo pessoas a solicitar fotografias com determinado número de DPI para uso exclusivo na internet. Como tal coisa é um pequeno absurdo, achei que valeria a pena mais um pequeno tutorial / guia rápido acerca do que são estas 3 letrinhas, e de que forma deve ser usada esta terminologia.

Em primeiro lugar, vamos a um pequeno glossário:

Pixel: a unidade em que medimos todas as fotos e imagens na internet, e nos nossos computadores, tablets, telemóveis, etc.. Fotos de uma máquina fotográfica costumam rondar os milhares de pixéis de resolução. Uma máquina de 12 MP gera uma foto de 4272×2848 pixéis, enquanto que uma máquina de 24 MP gera uma imagem com 6000×4000 pixéis. No mundo virtual, a unidade de medida é o pixel, e será sempre o pixel independentemente do dispositivo ou sistema operativo em que é visualizada a foto, seja Windows, Mac, iOS, Android, Linux, Unix, etc..

cm/mm: centímetros ou milímetros (ou metros), são as nossas unidades métricas segundo as quais sabemos as dimensões dos objectos no mundo real.

DPI: significa Dot Per Inch (ponto por polegada) é o elemento variável que nos vai dizer quantos pixéis vão caber em cada polegada (como a relação entre polegadas e centímetros é fixa, é só fazermos a conversão: 1 polegada = 2,54 cm). Quantos mais pixéis forem impressos no espaço de 1 cm, mais qualidade vai ter a impressão.

Vamos a um exemplo prático agora. Vou abrir esta foto num software de imagem que permita visualizar e alterar a dimensão e a resolução.

Image_Size

Atenção: queremos o menu Image Size, e não o Canvas Size. Esse canvas é outra história diferente…

Para testar a teoria, vamos por partes. Vemos que a foto tem uma resolução de 6000×4000 pixéis e ocupa um tamanho em bruto de 68,7 MB na memória (para efeitos de edição de imagem):

150dpi px
Com 150 DPI

240dpi px
Com 240 DPI

1200dpi px
E com 1200 DPI

Como podem constatar, a resolução da foto mantém-se inalterada, seja qual for o valor DPI. Esse valor é independente e não afecta de forma alguma o tamanho total da imagem.

Agora vou alterar o valor DPI, mas configuro as opções para me mostrar a dimensão da imagem em centímetros, sem mexer no tamanho dos pixéis.

150dpi cm
Com 6000×4000 pixéis e 150 DPI, a foto será impressa com 101×67 cm.

240dpi cm
Com 6000×4000 pixéis e 240 DPI, a foto será impressa com 63×42 cm.

1200dpi cm
Com 6000×4000 pixéis e 1200 DPI, a foto será impressa com 12×8 cm.

Para concluir:

Será absolutamente inútil mencionarem o termo DPI ao solicitarem fotografias aos fotógrafos, modelos, ou a quem quer que seja, para fins que não estejam relacionados com a impressão dessas mesmas fotografias.

E mesmo que solicitem as imagens para impressão, será a sua dimensão em pixéis associada à dimensão na impressão que determinará o real valor dos seus DPIs. Ou seja: peçam imagens com uma determinada resolução, sim, mas não mencionem o DPI: isso só vai mostrar como não percebem o que estão a solicitar e vão fazer pior figura.

Apenas imagens vectoriais elaboradas com software de edição vectorial (Illustrator, Corel Draw, etc.) poderão ser exportadas e criadas com um DPI pré-determinado e configurado à escolha do utilizador. Nunca as fotografias de uma câmara fotográfica.

Ficaram com dúdivas? Comentem, partilhem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *