Edição 2.0 – Recuperação de uma foto escura

Quem não fotografou já no cenário ideal com a modelo na pose certa, mas o flash falhou, ou as condições de iluminação não eram as melhores e tiveram de recorrer a um valor ISO demasiado alto e causador do indesejado grão? Ocasionalmente e se o tema da fotografia assim o ditar, um ISO elevado até pode ser bom e contribuir para o estilo fotográfico. Mas quero aqui falar do tipo de grão que afecta uma fotografia de forma negativa, e também daquelas imagens com pouca claridade, no geral.

Esta vai ser a minha fotografia de exemplo. Foi tirada num dia com uma boa iluminação pelas 10h da manhã mas, como podem ver, havia imensas árvores a escurecer o cenário.

00_inicio

Aumentei um pouco o ISO para 400 antes de tirar esta série de fotografias, para poder experimentar e habituar-me à luz ambiente sem usar o flash e evitar quaisquer sombras causadas pela iluminação artificial. O resultado é realmente uma fotografia uniforme, mas com algum grão.

01_grao.jpg

Uma das formas de criar claridade numa fotografia escurecida é através do controlo de exposição. Vou aumentar o valor para +1 na opção Exposure no painel Basic do lado direito.

02_exposure.jpg

Vemos a imagem recuperar algum detalhe nas zonas mais sombreadas no rosto da modelo, e na sua orelha direita que se tornou muito mais visível. Mas também estamos a ver muito mais grão agora. Vou ao painel Detail, e no controlo Luminance, ajusto o valor para 60. Isto vai suavizar o grão existente na imagem, a troco de perder alguma definição. Usem este controlo com cuidado, pois em demasia pode causar efeitos estranhos.

03_detail.jpg

Para atenuar este efeito de suavização em demasia, podemos usar os outros controlos neste painel: Sharpening: Amount, Radius, Detail e Masking. Todas estas opções afectam a nitidez e/ou suavidade da imagem, por isso não usem valores demasiado elevados. E sempre que alterarem alguma destas opções, provavelmente irão ver melhor os resultados com um factor de zoom de 100%.

04_detail.jpg

Agora que já tratámos da questão da claridade e suavidade, vamos melhorar a nitidez. No painel Basic novamente, ajustei um pouco de todos os valores, Highlights, Shadows, Whites e Blacks.

05_basic.jpg

Nesta fase, não interessa usarem os mesmos valores que eu, mas sim experimentarem na vossa foto escurecida para ver o melhor aspecto que consigam através destes controlos. As Highlights e as Shadows deverão rondar valores semelhantes aos que usei, mas sem entrar em grande minúcia, pois estaremos apenas a destacar as zonas sombreadas, e a abafar as zonas brancas.

Depois de uns ajustes no painel HSL para corrigir algumas tonalidades muito leves, a fotografia ficou com outro aspecto. Vemos o antes e o depois com a tecla Y:

06_geral.jpg

E o resultado final depois de criar algumas layers de ajuste no cabelo e pele (ver o tutorial anterior, Edição 1.3)

DSC03131aef.jpg

E com esta breve explicação, espero ter contribuído para a vossa pós-produção de fotografias escurecidas inadvertidamente.

Partilhem, comentem, deixem a vossa opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *