Quem não fotografou já no cenário ideal com a modelo na pose certa, mas o flash falhou, ou as condições de iluminação não eram as melhores e tiveram de recorrer a um valor ISO demasiado alto e causador do indesejado grão? Ocasionalmente e se o tema da fotografia assim o ditar, um ISO elevado até pode ser bom e contribuir para o estilo fotográfico. Mas quero aqui falar do tipo de grão que afecta uma fotografia de forma negativa, e também daquelas imagens com pouca claridade, no geral.
Esta vai ser a minha fotografia de exemplo. Foi tirada num dia com uma boa iluminação pelas 10h da manhã mas, como podem ver, havia imensas árvores a escurecer o cenário.
Aumentei um pouco o ISO para 400 antes de tirar esta série de fotografias, para poder experimentar e habituar-me à luz ambiente sem usar o flash e evitar quaisquer sombras causadas pela iluminação artificial. O resultado é realmente uma fotografia uniforme, mas com algum grão.
Uma das formas de criar claridade numa fotografia escurecida é através do controlo de exposição. Vou aumentar o valor para +1 na opção Exposure no painel Basic do lado direito.
Vemos a imagem recuperar algum detalhe nas zonas mais sombreadas no rosto da modelo, e na sua orelha direita que se tornou muito mais visível. Mas também estamos a ver muito mais grão agora. Vou ao painel Detail, e no controlo Luminance, ajusto o valor para 60. Isto vai suavizar o grão existente na imagem, a troco de perder alguma definição. Usem este controlo com cuidado, pois em demasia pode causar efeitos estranhos.
Para atenuar este efeito de suavização em demasia, podemos usar os outros controlos neste painel: Sharpening: Amount, Radius, Detail e Masking. Todas estas opções afectam a nitidez e/ou suavidade da imagem, por isso não usem valores demasiado elevados. E sempre que alterarem alguma destas opções, provavelmente irão ver melhor os resultados com um factor de zoom de 100%.
Agora que já tratámos da questão da claridade e suavidade, vamos melhorar a nitidez. No painel Basic novamente, ajustei um pouco de todos os valores, Highlights, Shadows, Whites e Blacks.
Nesta fase, não interessa usarem os mesmos valores que eu, mas sim experimentarem na vossa foto escurecida para ver o melhor aspecto que consigam através destes controlos. As Highlights e as Shadows deverão rondar valores semelhantes aos que usei, mas sem entrar em grande minúcia, pois estaremos apenas a destacar as zonas sombreadas, e a abafar as zonas brancas.
Depois de uns ajustes no painel HSL para corrigir algumas tonalidades muito leves, a fotografia ficou com outro aspecto. Vemos o antes e o depois com a tecla Y:
E o resultado final depois de criar algumas layers de ajuste no cabelo e pele (ver o tutorial anterior, Edição 1.3)
E com esta breve explicação, espero ter contribuído para a vossa pós-produção de fotografias escurecidas inadvertidamente.
Partilhem, comentem, deixem a vossa opinião!