Anexo I – FAQs para Modelos

Resolvi criar este pequeno anexo com algumas perguntas e respostas para modelos que trabalhem comigo pela primeira vez. Como muitas de vós fazem as mesmas perguntas com frequência, poupo trabalho a todos:

P: Fui convidada para uma sessão, tenho de pagar alguma coisa?
R: Costumo trabalhar num regime de troca / TPF. Quem puder contribuir com alguma ajuda para a deslocação, podemos explorar mais cenários e ir mais longe. Se tal não for possível, ficamos limitados aos cenários mais próximos.

P: Quero ter uma sessão, quanto custa? E se for um book?
R: O método é o mesmo, baseando-me na deslocação que irei ter, mais o tempo que me vai ocupar, e se é com ou sem maquilhadora. O valor varia sempre nestes factores. Um book poderá ser impresso ou apenas um álbum com fotografias trabalhadas. O valor depende do tipo e dimensão de book que pretendem.

P: Quais os principais requisitos para ser fotografada?
R: Muito poucos. Apenas vontade de colaborar e força de vontade. Não exijo experiência, corpo bonito, guarda-roupa, rigorosamente mais nada. Podemos fotografar de várias formas mas a modelo só precisa de ter estas 2 características.

P: A sessão inclui maquilhadora? Posso levar uma amiga para isso?
R: Normalmente não tenho maqulhadora fixa, porque nem sempre existe uma disponível no dia em que combinamos. Posso procurar nos meus contactos por uma maquilhadora disponível para o dia escolhido, ou em alternativa agendamos a sessão para um dia em que exista uma maquilhadora disponível. E sim, eu prefiro quando as modelos levam uma amiga que lhes faça a maquilhagem, pois já são conhecidas e o resultado fica geralmente melhor. Mesmo que não seja profissional, é uma oportunidade de praticar e participar.

P: Quanto tempo é necessário à preparação de uma sessão? E quanto tempo dura a mesma?
R: Em casa, ao acertarmos pormenores, pode levar desde alguns minutos, até horas ou mesmo dias, consoante a complexidade do projecto, disponibilidade dos locais, confirmação das pessoas envolvidas, etc.. No local, normalmente demora alguns minutos se a modelo já estiver maquilhada, ou aproximadamente meia hora para esses detalhes iniciais (maquilhagem, guarda-roupa, acessórios), antes de começarmos a fotografar. A sessão propriamente dita, costuma levar entre 2 a 4 horas, mas se for um projecto especial ou simplesmente uma sessão com muitas mudas de roupa e um cenário variado, pode mesmo demorar o dia inteiro (havendo nesse caso, espaço para refeições).

P: Quantas mudas de roupa posso levar?
R: Pessoalmente, eu não imponho limite de mudas de roupa. Evitamos demasiadas para haver tempo para todas, mas o normal é entre 2 a 4 mudas de roupa, incluindo acessórios e peças que possam combinar entre si para criarem visuais diferentes. Mas podem sempre levar mais que estas para serem seleccionadas no local as roupas mais adequadas ao cenário. Por outro lado, se for um ensaio especial ou temático (por exemplo, cosplay), poderá haver apenas 1 muda de roupa.

P: Posso levar uma amiga / namorado / familiar na sessão?
R: Sim, podem levar qualquer pessoa. Não tenho rigorosamente objecção nenhuma. A única limitação, caso seja eu a fornecer o transporte, é que o meu carro tem lotação de 5 lugares, pelo que só poderei levar um máximo de 3 pessoas, para além de mim mesmo e o/a modelo. Até gosto quando vai mais alguém, pois assim podem fotografar nos bastidores.

P: Posso escolher o local da sessão?
R: Apesar de eu dar algumas sugestões, deixo ao critério dos/as modelos quando têm preferência pelo cenário. Só temos de ter o cuidado de escolhermos bem o guarda-roupa para combinar com o local e não ser totalmente aleatório.

P: É possível fazermos a sessão em estúdio?
R: Não tenho estúdio, mas podemos alugar um. Conheço alguns fotógrafos que têm, e só preciso de confirmar com a disponibilidade deles.

P: Vou receber as fotografias? Quantas?
R: Sim, eu costumo enviar todas as fotografias. Excepto talvez aquelas dezenas de fotos em sequência quando são demasiado idênticas, as fotos escuras/claras e/ou desfocadas. Mas regra geral, não tenho problema em enviar a maioria através do OneDrive, ou outro sistema de partilha semelhante (Dropbox, Google Drive, Wetransfer).

P: Posso usar as fotos não editadas no meu perfil nas redes sociais?
R: Prefiro que não usem; como alternativa, peçam-me para editar a foto que gostam (basta indicarem-me o número do ficheiro da foto).

P: O model release / autorização de modelo é necessário só da primeira vez?
R: Não. Por cada sessão, e por modelo, levo um exemplar de autorização para ser assinado e verificado pelo/a modelo no próprio dia. Pois cada sessão é um caso diferente. E as autorizações são individuais (uma por modelo).

P: Posso ver as fotos editadas antes de serem colocadas na página?
R: Regra geral, eu mostro sempre as fotografias antes de as colocar para saber se existe algum problema que eu não tenha reparado (uma pose que a modelo não goste, ou a foto é demasiado reveladora para a pessoa, etc.). Excepto as modelos que me dão carta branca para editar e colocar ao meu critério, todas são notificadas antes de eu colocar fotos online.

P: Gostaria de fazer uma sessão boudoir / nú artístico / ou algo arrojado, mas não quero que me identifiquem na foto. É possível?
R: Claro que sim. Existem imensas poses e fotografias originais que se podem fazer sem revelar o rosto da modelo. É uma questão de escolhermos o cenário adequado e, durante a sessão analisamos as fotografias uma a uma para nos certificarmos de que são seguras e anónimas. Em alternativa, poderei colocar as fotos em redes sociais externas ao Facebook, como o 500px ou deviantART, onde não existe ligação directa com os perfis pessoais.

P: Gostaria de receber alguma remuneração pelo meu trabalho de modelo, é possível?
R: Excepto raras situações muito pontuais, não costumo pagar a modelos. Já tive a ocasião de pagar e de ser pago também, mas o mais normal para mim hoje em dia é o regime de TPF / troca. Ambos damos alguma coisa pela sessão: eu forneço a deslocação e as fotos, a modelo fornece as poses e o “corpo” enquanto motivo fotografado; se houver maquilhadora, também poderá contribuir de forma semelhante. Os trabalhos que rendem aos fotógrafos como eu, são os casamentos, baptizados, e outros eventos. Igualmente, as modelos poderão trabalhar com agências ou inscreverem-se em workshops quando dezenas de fotógrafos participam e pagam por isso.

P: Disseste que já pagaste a modelos anteriormente, em que ocasiões?
R: Quando comecei a fotografar e precisava de modelos para sessões de nú artístico. Contudo, hoje em dia tenho algumas modelos que fazem esse tipo de sessão sem me cobrar cachet. Para eu pagar a uma modelo, terá de ter um portfólio considerável de forma a me trazer algo que as outras modelos não tenham. Fotografia é um passatempo para mim, e não me posso dar ao luxo de pagar dezenas ou centenas de euros por uma sessão apenas para portfólio. Contudo, como respeito o trabalho das modelos destas sessões mais íntimas e reveladoras, estou sempre disposto a negociar valores. Apenas não esperem que vos possa pagar valores com 3 dígitos.

Espero ter ajudado nas questões que acabei de responder. Caso tenham mais perguntas, não hesitem em me enviar as vossas sugestões para que as possa colocar aqui.

Última actualização: 26-07-2017

8. Conclusão | Anexo II – Uso das fotografias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *