Total de Actuações – Shutter Count

Compraram uma máquina. Participaram em dezenas de eventos e projectos. E agora, a vossa máquina começa a mostrar os sintomas da idade?

À semelhança de um automóvel, todas as câmaras têm peças que se gastam com o tempo e, mais tarde ou mais cedo, irão precisar de manutenção e serem trocadas. Refiro-me ao obturador e ao espelho, sendo que nas máquinas mirrorless e SLT, apenas o obturador requer manutenção. Já nos modelos SLR modernos e antigos, o espelho move-se sempre com o obturador.

Assim, a melhor forma de evitar dissabores será o de prevenir e ficarem de olho no número de actuações da vossa câmara. Há imensos sites que fazem o trabalho, mas deixo aqui o que resultou melhor para mim. Basta enviarem uma fotografia recente no formato nativo RAW ou o JPG da máquina (sem edição) e o site mostrará as informações pretendidas. Uma câmara média nos dias de hoje rondará as 150.000 actuações, mas o valor exacto depende imenso do uso dado à máquina, ao modelo, à sua robustez e cuidados no dia a dia, etc.. Há câmaras que chegam aos 200.000 disparos e continuam a funcionar, e outras falham antes da média. O número não é absoluto.

http://shuttercounter.com

Se virem um erro, bastará carregarem no OK e passem ao ecrã seguinte. Procurem o campo Image Count, Shutter Count, ou algo equivalente. Esse será o número total de actuações, até à foto escolhida. Se não se lembrarem qual a última foto que tiraram, poderão tirar uma no momento e certificam-se que a contagem está correcta.

No meu caso, a foto foi tirada por uma câmara Sony Alpha 77II, e o site não reconheceu o campo necessário, mas foi possível mostrar logo a seguir:

Este método também é relevante quando pretendem adquirir uma câmara usada e querem confirmar o número total de actuações da mesma. Uma câmara com menos de 500 actuações pode ser considerada praticamente nova, enquanto que uma com uma contagem superior a 500.000 já tem imenso uso e deverá ser um peça de museu (melhor nem comprarem).

Espero que vos seja útil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *