Censura nas redes sociais

Caros leitores

Se leram os dois artigos anteriores, já sabem por esta hora que tenho o meu perfil bloqueado durante 7 dias, até ao próximo domingo. Tudo começou quando um colega fotógrafo publicou uma captura de ecrã em como o perfil dele fora bloqueado por publicar alguma imagem que ia contra os chamados princípios da comunidade do Facebook. O meu feedback nessa publicação foi uma ligação a um artigo que escrevi anteriormente, Censura, onde partilhei uma experiência semelhante. Mas enquanto eu tinha sido bloqueado por 3 dias e ainda conseguia enviar mensagens privadas, este colega ficou bloqueado por um período extenso de 30 dias sem a possibilidade de usar as mensagens.

Ora, a imagem representativa dessa ligação que eu partilhei era nada mais nada menos que a própria fotografia que havia sido removida e causadora do meu bloqueio há meses atrás. Assim que publiquei a ligação com essa imagem associada, foram apenas breves minutos até perceber que tinha sido eu também bloqueado, mas agora por um período de 7 dias. E sem direito a mensagens privadas.

Depois disto, seguiu-se uma confusão de perfil eliminado / reactivado / eliminado novamente, entre os meus três perfis de Facebook, conforme descrevi aqui: Página offline.

Hoje, partilho convosco toda esta azáfama, incluindo algumas capturas de ecrã com a conversa com a equipa de suporte, alegadamente automatizada e assim incompetente.

Com a eliminação do meu perfil principal, a página de fotografia ficou offline. Após a reposição do perfil, a página continuou offline, invisível a todos os meus amigos, contactos, e possíveis clientes. Incluindo duas noivas com quem eu estava em fase de negociação para fazer o registo fotográfico dos respectivos casamentos.

Muito educadamente, solicitei ajuda para poder:

a) publicar novamente a página, ou
b) atribuir um outro contacto como editor ou administrador para poder responder às pessoas

Resumindo: a ajuda automatizada que me deram foi tão útil quanto um preservativo furado. Peço ajuda para publicar a página ou adicionar um outro membro aos cargos da página, e pensam que estou com problemas ao iniciar sessão ou com dificuldades no acesso à minha conta. Se volto a frisar onde preciso de ajuda, pensam que quero denunciar algo fora do Facebook…

Ainda no passado mês de Dezembro denunciei uma página que fez imenso spam ao partilhar a minha página, e a de muitas outras pessoas, com ligações suspeitas, num curtíssimo espaço de tempo. A resposta da equipa:

A página actualmente, é isto:

Não tem rigorosamente nenhuma publicação, quando claramente tinha imensas partilhas com o mesmo texto de spam naquele dia. Mas não, aquilo não foi contra os princípios da comunidade… O mesmo aconteceu já com perfis diversos, claramente falsos, sem que nada tenha sido feito.

Resta-me aguardar que, nos próximos pedidos de suporte, me calhe algum algoritmo mais inteligente na rifa ou alguma pessoa real…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *